quinta-feira, 3 de julho de 2014

Altas e baixas – as temperaturas dos vinhos

Wine in Rio

Nosso blog continua uma série de matérias que têm como objetivo obter os melhores resultados na hora de saborear um vinho. Visto que a bebida é muito sensível às temperaturas, vamos abordar hoje essa questão tão importante. Um vinho tem diferenças de sabores e aromas de acordo com a temperatura em que é servido. Então, seguindo algumas regrinhas, você vai obter o máximo de seus rótulos!

Os brancos, espumantes e vinhos doces, por exemplo, normalmente são servidos bem gelados. A média é de 8ºC a 14ºC. Para atingir esses valores, deixe a garrafa no refrigerador (cerca de 2ºC) e espere “esquentar” um pouco no ambiente mesmo. As bebidas geladas demais podem parecer sem gosto ou com pouco aroma.

Os tintos podem ser servidos em temperatura ambiente. Mas… nem sempre o “calor brasileiro”, até no inverno, pode ser o ideal (para um Bordeaux é indicado 18ºC, Porto 14°C e envelhecidos 16°C). Os vinhos tintos ‘quentes demais’ ficam muito fortes, intensos e doces. Perto de 21ºC, o álcool começa a evaporar mais rápido, alterando os aromas, que ficam mais intensos. O Beaujolais, por exemplo, por ser mais leve, pode ser servido mais frio, um pouco abaixo de 18ºC.

Já os espumantes devem ser servidos o mais gelado possível, pois o calor acaba com a efervescência.

Se para beber a temperatura é importante, ainda mais quando se trata de armazenamento! Mas isso é assunto para um próximo artigo!

Nenhum comentário: